domingo, 29 de março de 2015

Dicas para aliviar as temidas cólicas menstruais

Muitas mulheres sofrem todos os meses com cólicas menstruais, dores intensas provocadas quase sempre antes do período.
Mas será que é possível amenizar as dores?
Por que algumas mulheres sentem mais dores que outras?
Por que dói?

As causas das cólicas menstruais

A "dismenorréia", como a cólica menstrual é conhecida na terminologia médica, é provocada por químicos produzidos pelo útero chamados ‘prostaglandinas', cuja função é ajudar o músculo uterino a se contrair, permitindo que tecidos e fluidos sejam eliminados durante a menstruação.
Em algumas mulheres, as prostaglandinas podem ser produzidas em excesso, ocasionando contrações uterinas mais fortes do que o normal,  gerando as temidas cólicas menstruais.
Agora que você entendeu o motivo das  dores, veja algumas dicas para livrar-se deste martírio!
1– Mantenha uma alimentação equilibrada
Os químicos regem todo o funcionamento do nosso corpo e, qualquer desequilíbrio, poderá acarretar algum efeito negativo. Como a maior parte dos químicos entra no nosso organismo através da alimentação, se você tiver cuidado com o que você ingere, poderá garantir que o seu corpo funcione da maneira adequada em todos os sentidos.
De uma maneira geral, evite ao máximo o sal, os doces e a carne vermelha e opte por mais vegetais, frutas, peixe e carnes brancas. Faça 6 refeições leves por dia, em vez de 2 a 3 refeições pesadas.
 2– Suplemente seu corpo com cálcio, magnésio e potássio
Certos minerais como o cálcio, magnésio e potássio podem ajudar muito no alívio das cólicas menstruais.
Já foi demonstrado por estudos científicos que as mulheres que ingerem suplementos de cálcio sofrem muito menos de cólicas menstruais do que aquelas que não o fazem.
Por outro lado, o magnésio é importante porque ajuda na absorção do cálcio.
Por último, o potássio, ajuda a aumentar a circulação do sangue e a reduzir dores gerais em todo o corpo.
3 – Suplemente com vitaminas
Um bom suplemento multivitamínico tomado diariamente (após as principais refeições), poderá ajudá-la a combater as terríveis dores menstruais.
A dica é: escolha sempre suplementos de boa qualidade!
4 – Tome chá de erva doce (funcho)
Coloque uma colher pequena de sementes de erva doce numa caneca e despeje água fervente por cima. Espere uns minutos e beba. O efeito é incrível!
5 – Beba um copo de leite quente
O leite contém vários dos minerais mencionados anteriormente (potássio, cálcio e magnésio), além de vitaminas importantes para o seu organismo. É uma boa forma de repor os nutrientes perdidos durante o período e de aliviar as dores.
6 – Cuidado com o álcool
O álcool ajuda a reter líquidos, por tanto, poderá agravar ainda mais o problema. Evite ingerir bebidas alcoólicas durante o período menstrual.
7 – Não use diuréticos
Os diuréticos, longe de ajudar, irão eliminar do seu organismo minerais importantes como o potássio. Para eliminar líquidos durante o período, corte o sal e o álcool, que normalmente fazem com que a água fique retida.
8 - Mantenha-se aquecida
Com o calor, os músculos tendem a descontrair. Mantenha seu abdômen aquecido, colocando, compressas quentes ou uma bolsa de água quente durante alguns minutos na região.
Banhos de água quente também são muito recomendados.
9 – Faça exercícios leves
Exercícios moderados, como caminhar na esteira, ioga ou alongamento poderão ajudá-la a diminuir as dores. A adrenalina e as endorfinas liberadas durante os exercícios, além de ajudá-la a reduzir as dores, farão com que sua mente se distraia da sua condição.
10 – Faça uma massagem nos pés
É uma ótima maneira de aliviar as cólicas menstruais.
Faça pressão durante alguns minutos com as pontas dos dedos nas depressões logo acima do calcanhar. Isto sedará sua dor.
Passe ainda os dedos nas partes laterais do tendão de Aquiles, deslocando-os em direção à barriga da perna.
Espero que gostem das dicas, até a próxima!
via

Nenhum comentário:

Postar um comentário